Sinta-se em casa...

Eu quero beber a sua alma!
Sentir o seu sabor embebido em mistério...
Consumir a linguagem e
amargar a saliva no fel imaginário!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Momento de repensar...


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Vida

Artigo: Momento de repensar...

Elaine Alencar

Quarta-feira - 18/02/2009 - 03h01

Em pleno século XXI e ainda vemos e sentimos na pele muito descaso em toda parte.
Parece que as coisas acontecem como uma avalanche, quando você olha para trás está tudo destruído, isso quando consegue manter-se vivo. Neste caso a metáfora é muito bem empregada, porque em alguns casos os estragos feitos são irreversíveis e devastadores.
No caso de um tratamento interpessoal, os estragos são avassaladores e não visíveis, porque o sentimento de impotência e de raiva que se instala e passa pela corrente sanguínea, deixa a pessoa em um estado de torpor, algo que ninguém percebe e acha que seja normal, no termo de um jargão mais popular: "o outro que se dane!"
Ah, me diga, quem em algum momento não passou por uma situação de indignação diante de um vendedor de loja, de uma recepcionista, de um gerente ou de qualquer outro ser que se acha superior e no direito de insultar, agredir verbalmente ou maltratar alguém?
Muitos não têm reação imediata e amargam dentro de si uma sensação de perda e impotência arrasadoras, ficam com aquele sintoma martelando e sucumbem à raiva até esta sumir e sofrem por isso; outros já explodem imediatamente, fazem besteira por se sentirem ultrajados diante da situação, xingam, esperneiam e se fazem ser escutados na hora; muitos buscam seus direitos fazem de tudo para terem seu espaço preservado e seus direitos respeitados.
O que ainda acho um absurdo é tanto desrespeito assim com as pessoas; num mundo dito globalizado, cheio de limites impostos por leis, defesa de direitos e as pessoas ainda se prestam a tratar o seu semelhante com desprezo, desdém?
Em tempos de crise é melhor que as empresas comecem a repensar os seus métodos para atrair e manter seus consumidores como aliados e também as pessoas, de forma geral, deveriam atuar de forma mais profissional e cordial diante de seus semelhantes levando-se em consideração que em algum momento, todos somos consumidores.

Elaine Alencar é membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras

2 comentários:

Cássia disse...

Bem lembrado sobre os vendedores da lojas, que nos veem como parte do sistema, comissão promoção e que se dane se tá sendo bem atendido!!

Patrícia Bracale disse...

As pessoas precisam aprender AMAR.
E a partir dai SERVIR.
Empatia é tudo,
E educação tbém.